
I Fórum Estadual Virtual de Tuberculose
O I Fórum Estadual Virtual de Tuberculose ocorreu no dia 05 de abril de 2021 e foi transmitido pelo site Youtube. O evento teve como parceira a Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), o Centro de Inteligência em Agravos Negligenciados (CIATEN), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN), e pessoas que trabalham vinculadas com o tema em questão.
Entre os palestrantes estavam: Layana Costa Alves da Coordenação Geral de Vigilância das Doenças Transmissíveis Respiratórias de Condições Crônicas; Mariana Santos do LACEN; Kelsen Dantas Eulale, médico do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela; o professor Viriato Campelo e os membros do CIATEN Bruno Guedes e Ivone Venâncio, mediadores do fórum.
A tuberculose (TB) é uma das doença infectocontagiosa que mais causa mortes no Brasil. Foram também tratadas temáticas como vírus causador da imunodeficiência humana (HIV) e a (TB), sem fugir também do contexto atual de pandemia de COVID-19.
De acordo com o Dr. Kelsen “Muitas vezes o diagnóstico da TB é feito em conjunto com o diagnóstico de HIV, porque é recomendado a quem faz o teste para TB também fazer o teste de HIV, mas podemos ter pacientes já diagnosticados com HIV, as vezes em tratamento irregular que também desenvolvem a TB e reativam a tuberculose por carga viral não controlada”. O evento tratou dos desafios enfrentados no Piauí e no contexto nacional, além das principais causas e tratamento da doença.