
CIATEN faz abordagem interdisciplinar para enfrentamento de doenças
No dia 12 de março, ocorreu a primeira reunião do projeto “Construção de Mapas de Evidências para Doenças de Determinação Social: Arboviroses, Hanseníase e Doença de Chagas como Subsídio para Políticas de Saúde no SUS”, aprovado na Chamada Nº 21/2023 – Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva. O encontro marcou o início das atividades do projeto, promovendo uma apresentação inicial sobre as metas.
O projeto, liderado pelo CIATEN, visa inicialmente a compilação de evidências científicas relacionadas ao enfrentamento de doenças de determinação social, como arboviroses, hanseníase e doença de Chagas. Posteriormente, pretende-se apresentar essas evidências à gestão, por meio de informes e sínteses de evidências, além de sensibilizar gestores, a população, a comunidade acadêmica e profissionais de saúde por meio da arte.
“A interação entre representantes da academia, conselhos de saúde, movimentos sociais, coletivos de arte e universidades, bem como o envolvimento de estudantes, é fundamental para o sucesso deste projeto”, afirmou Bruno Guedes, coordenador científico do CIATEN. “Estamos confiantes de que, com essa abordagem interdisciplinar, poderemos contribuir significativamente para o enfrentamento dessas doenças e para o aprimoramento das políticas de saúde no SUS.”
O projeto conta com a participação de membros do coletivo de arte Geleia Total, do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CESPI), do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan-Pi), membros da academia e possui apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A proposta representa um passo importante na busca por soluções eficazes e inclusivas no campo da saúde coletiva, promovendo ações baseadas em evidências e conscientização pública.