Tuberculose - LINHAS DE CUIDADO - Piauí
Referências:
- Capítulo 3.3 – Cultura para micobactéria, identificação e teste de sensibilidade - Página 61 do Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil – 2ª edição atualizada (2019).
manual_recomendacoes_controle_tuberculose_brasil_2_ed.pdf
3670.9KB
-
A baciloscopia direta, também chamada de exame microscópico direto, é abordada no capítulo 3.1 da Parte II – Diagnóstico, do Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil – 2ª edição atualizada (2019).
manual_recomendacoes_controle_tuberculose_brasil_2_ed.pdf
3670.9KB
-
TRM - Recomendações para o controle de tuberculose em pessoas privadas de liberdade (Anexo H) / O Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) está referenciado no Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil – 2ª edição atualizada (2019): Capítulo 3.2 – Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) - Página 55.
manual_recomendacoes_controle_tuberculose_brasil_2_ed.pdf
3670.9KB
-
Nota Técnica do Ministério da Saúde (2023) - O Ministério da Saúde, por meio da Nota Informativa nº 6/2023-CGTM/DVIAHV/SVSA/MS, recomenda o uso do teste LF-LAM para PVHIV com contagem de CD4 ≤ 200 células/mm³ ou em casos de doença avançada, como pacientes acamados ou gravemente enfermos.
NOTA INFORMATIVA N 6_2023-RECOMENDAÇÕES-USO.pdf
266.3KB
-
Referência técnica para Line Probe Assay em tuberculose: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Recomendações Técnicas para Laudo e Interpretação do Teste de Hibridização com Sonda em Linha (Line Probe Assay - LPA) para Tuberculose. Brasília: Ministério da Saúde; 2023. 34 p.
recomendacoes-tecnicas-para-laudo-e-interpretacao-do-teste-de-hibridizacao-com-sonda-em-linha-line-probe-assay-lpa-para-tuberc.pdf
266.3KB
-
Manual de Recomendações para o Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Micobactérias não Tuberculosas de Interesse em Saúde Pública no Brasil
Manual de Recomendações para o Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Micobactérias não Tuberculosas de Interesse em Saúde Pública no Brasil.pdf
-
Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil – 2ª edição (2024)
-
BRASIL. Ministério da Saúde. Nota Técnica nº 7/2022-CGTM/DATHI/SVSA/MS.
-
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil – 2ª edição. Brasília: Ministério da Saúde, 2024.
Gostaríamos de ouvir suas sugestões. Preencha o google forms abaixo:
Discussão técnica de atualização da Linha de Cuidados da Hanseníase e Tuberculose
Todos os Links:
https://novosite.ciaten.org.br/links/
Atualizado em
11/09/2025 20h34
