Pesquisadores do CIATEN/UFPI submetem quatorze projetos à 8ª edição do PPSUS com foco em saúde pública e doenças tropicais
3 mins read

Pesquisadores do CIATEN/UFPI submetem quatorze projetos à 8ª edição do PPSUS com foco em saúde pública e doenças tropicais

Pesquisadores do CIATEN/UFPI submetem 14 projetos ao PPSUS com foco em saúde pública e doenças tropicais no Piauí

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), reafirma seu protagonismo na pesquisa em saúde pública com a submissão de nove projetos científicos ao edital Nº 002/2025 da 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). A iniciativa conta com articulação entre o CIATEN, a UFPI e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

O PPSUS é um programa nacional criado em 2004 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), do Ministério da Saúde, com o objetivo de financiar pesquisas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS). Com gestão descentralizada, o programa envolve parcerias entre o governo federal, os estados, as Fundações de Amparo à Pesquisa e as Secretarias Estaduais de Saúde, incentivando estudos que respondam às necessidades específicas de cada região.

Entre os projetos submetidos pelo CIATEN estão propostas que integram tecnologias emergentes, como inteligência artificial, e enfoques interdisciplinares voltados à vigilância epidemiológica, à atenção primária e à gestão em saúde. Os temas contemplam questões sensíveis e urgentes para o território piauiense, como doenças tropicais negligenciadas, sinistros de trânsito, riscos ambientais e saúde mental. Destaques entre as propostas incluem:

• Chatbot para Linhas de Cuidado em Doenças de Determinação Social;

• Plataforma Inteligente de Monitoramento e Predição de Agravos Tropicais;

• Aplicação de IA na Síntese de Evidências para Tomada de Decisão em Saúde;

• Interface Interativa para Monitoramento Epidemiológico de Acidentes de Trânsito;

• Análise de Tendências e Previsão de Epidemias de Dengue no Piauí;

• Riscos à Saúde Pública em Ecossistemas Aquáticos Recreativos;

• Laboratório de Monitoramento de Indicadores de Doenças Determinadas Socialmente;

• Marcadores de Falência Imunológica em Pacientes com Calazar;

• Transtornos Mentais e Doenças Tropicais na Atenção Primária;

• Laboratório de pesquisa em vetores de doenças negligenciadas: pesquisa e educação para o controle;

• Síntese de Evidências Sobre Doenças Determinadas Socialmente: Compreensão Ampliada para Intervenções Eficazes;

• Aedes aegypti e dengue no Piauí: tendências temporais, padrões espaciais, custos e previsão de epidemias;

• Desenvolvimento de Uma Interface Interativa para o Monitoramento Epidemiológico de Lesões, Mortes e Sinistros de Transito no Piauí;

• Inteligência ambiental: Riscos à Saúde Pública em Ecossistemas Aquáticos Recreativos no PI;

Essas propostas reforçam o compromisso da UFPI e do CIATEN com a pesquisa aplicada e com a produção de conhecimento voltado à melhoria das condições de vida da população. O CIATEN, em especial, vem atuando de forma destacada no estudo e combate a doenças como dengue, chikungunya e zika, desenvolvendo iniciativas de conscientização, formação de profissionais da saúde e tecnologias voltadas à prevenção e à vigilância.

A submissão ao PPSUS consolida o papel estratégico da UFPI na formulação de respostas científicas aos desafios da saúde pública regional e reafirma a importância de programas federais que incentivem a ciência orientada por demandas sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *