Guia estratégico para o gestor da saúde – Volume I (continuação)
4 mins read

Guia estratégico para o gestor da saúde – Volume I (continuação)

  • Análise dos Dispositivos de Saúde 

Olá, gestor! Você conhece a estrutura do meu município? Sabe quais e quantos dispositivos / estabelecimentos de saúde compõem a rede de saúde? 

Após a análise da situação de saúde (ver notícia publicada na semana anterior), sugerimos a identificação dos dispositivos de saúde disponíveis no território. Essa perspectiva territorial deve ser ampliada para a dimensão regional, tendo em vista a possibilidade de organização e funcionamento dos serviços de saúde em redes. 

Onde buscar as informações?

Fonte de InformaçãoDescriçãoComo Acessar?
Secretaria Municipal de SaúdeDados sobre a infraestrutura, dispositivos, estabelecimentos e equipamentos de saúde disponíveis no município.Consultar relatórios e documentos públicos no site da secretaria ou solicitar informações diretamente à equipe técnica. 
Verificar os relatórios produzidos a partir do processo de territorialização das equipes de Saúde da Família e agregar as informações em uma perspectiva única.
Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de SaúdeDados sobre os estabelecimentos de saúde e serviços disponíveis no município.Consultar primeira versão do sítio eletrônico e emitir relatórios a partir do seguinte comando: 
Relatórios > Tipos de estabelecimento Fonte: https://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Unidade.asp  
Relatórios > Serviços especializados Fonte: https://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Especialidades.asp
Relatórios > Equipamentos Fonte: https://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Ind_Equipamento.asp 
Sala de apoio à gestão estratégicaDisponibiliza informações sobre os estabelecimentos e profissionais de saúde por tipo e categoria respectivamenteAcessar o site da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI)
https://novasage.saude.gov.br/estabelecimento 
Plano Diretor de RegionalizaçãoDados sobre a divisão territorial, diretrizes, infraestrutura e serviços, indicadores, plano de ação, gestão e governança. 

Fonte:  https://site.saude.pi.gov.br/uploads/warning_document/file/1021/Plano_Estadual_de_Sa%C3%BAde_do_Piau%C3%AD_2024_-_2027.pdf 
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS)Informações sobre execução orçamentária e financeira em saúde, além de dados sobre a aquisição e distribuição de equipamentosFonte:  http://siops.datasus.gov.br/relindicadoresmun2.php?S=1&UF=22;&Ano=2024&Periodo=2 
Instituto de Saúde do Piauí (ISPI)Disponibiliza informações sobre a rede hospitalar e unidades de atendimentoFonte:  https://portal.pi.gov.br/iaspi/ 

Que outras informações são importantes?

Fonte de InformaçãoDescriçãoComo Acessar?
Secretaria Estadual e Municipal de EducaçãoDados sobre as instituições de ensino disponíveis no município e estado.Consultar relatórios e documentos públicos no site da secretaria ou solicitar informações diretamente à equipe técnica. 
Cadastro Nacional do SUAS – CadSUASInformações sobre a rede de CRAS e CREASFonte: https://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas/visualizarConsultaExterna.html;jsessionid=5B7B3B8082E962E585B7D6755A81C533 

A partir disso, quais são as ações recomendadas?

  • Planejamento e Expansão: Garantir distribuição adequada dos serviços e infraestrutura, com foco em áreas de risco e população vulnerável.
  • Gestão de Equipamentos: Realizar inventário, estimar a aquisição de novos equipamentos e garantir manutenção preventiva e corretiva.
  • Treinamento Profissional: Promover treinamentos contínuos para organização e funcionamento de serviços, além de uso adequado dos equipamentos e melhoria no atendimento.
  • Organização do Fluxo: Melhorar a regulação e integração entre os níveis de atenção à saúde.
  • Gestão Financeira: Assegurar orçamento adequado e priorizar investimentos em infraestrutura e equipamentos.
  • Monitoramento, Avaliação e Auditoria: Estabelecer indicadores de desempenho e realizar auditorias periódicas.
  • Participação Social: Engajar a comunidade e adotar modelos de governança colaborativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *