
PROJETO: Validação do software de predição de gravidade de pacientes com leishmaniose visceral Teresina/PI
Descrição:
Estudo prospectivo para avaliar se o score-set KalaCal® influencia as decisões clínicas dos médicos assistentes de pacientes internados com calazar em hospital terciário de região endêmica.
Será realizado um estudo quantitativo e qualitativo que avaliará o impacto do preditor da probabilidade de morte em pacientes com calazar – Kala-Cal – nas decisões clínicas dos médicos do IDNTP. Em um primeiro momento, será realizado um questionário junto aos médicos do hospital para verificar qual a percepção e o entendimento destes quanto ao Score-Set em questão e, em seguida, haverá uma palestra com o corpo clínico do hospital, para que seja esclarecido a metodologia que levou à elaboração do Kala-Cal. Nesta fase também será aplicado aos médicos o termo de livre consentimento.
Em um segundo momento, pacientes com pelo menos um exame diagnóstico positivo para calazar terão suas probabilidades de morte pela LV calculada pelo Kala-Cal e, então, será realizada entrevista com o médico assistente de cada paciente, na qual se questionará se ele, sabendo da probabilidade gerada, mudaria sua conduta. As variáveis utilizadas para verificar essa mudança na conduta seriam: início de antibioticoterapia, mudança da medicação, transferência do paciente para Unidade de Terapia Intensiva e transfusão de componentes hemoderivados.
Em um terceiro momento, será analisado, pela leitura do prontuário, a decisão que o médico assistente de fato tomou. No momento final, será aplicado novamente um questionário para verificar se houve evolução do entendimento do corpo clínico do hospital acerca da calculadora. As informações colhidas quanto à conduta do médico serão anotadas em um formulário específico.
Fonte financeira: Sem financiamento