PROJETO: Divulgação científica sobre atenção laboratorial de COVID-19 voltadas para a implementação de novas tecnologias na rede de atenção ã saúde do estado do Piauí.
1 min read

PROJETO: Divulgação científica sobre atenção laboratorial de COVID-19 voltadas para a implementação de novas tecnologias na rede de atenção ã saúde do estado do Piauí.

Descrição:

As estratégias para diagnóstico laboratorial de COVID-19 foram e são até o momento as ferramentas mais potentes para o efetivo controle da pandemia. Para controlar a transmissão da doença, deve-se detectar e testar cada caso suspeito o mais rápido possível, incluindo busca ativa de contatos, para identificação da rede de contágios e interrupção da transmissão. Somente uma estratégia laboratorial bem definda com boas ferramentas de diagnóstico irá estabelecer a resposta necessária para o correto controle da epidemia. Atualmente, o cenário laboratorial de COVID-19 no Piauí inclui o uso de testes rápidos sorológicos, testes rápidos para antígenos e testes moleculares via rtPCR. Cada um utiliza amostras diferentes e possui seus benefícios e cautelas que nem sempre são corretamente consideradas pelo sistema, pelos profissionais ou pelos usuários do sistema de saúde. Ademais, assim como o tratamento e as iniciativas de vacinas, o cenário laboratorial de COVID-19 é dinâmico e desafiador pela quantidade massiva de novas informações. Além das ferramentas já existentes, novos processos, técnicas, estratégias, forma de coleta e novos tipos de amostras são propostas em busca de uma atenção laboratorial mais eficaz. Desta forma, o presente projeto se propõe a monitorar a atenção laboratorial de COVID-19 no estado do Piauí, avaliar as diferenças adotadas nas diversas regiões de saúde do estado e se dispõe a auxiliar na implantação de novas tecnologias a serem adotadas na Rede de Atenção laboratorial do sistema público de saúde do estado 

Fonte financeira: PIBEX UFPI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *